O Peru consultará os indígenas de acordo com uma lei que obriga as empresas a ouvirem as comunidades. Um exemplo para a américa Latina
O Peru consultará os indígenas de acordo com uma lei que obriga as empresas a ouvirem as comunidades. Um exemplo para a américa LatinaO Peru deu um importante passo em frente ao aprovar uma lei que, como já avançou Fátima Missionária, obriga as empresas privadas a consultarem as comunidades indígenas antes de avançarem com projectos importantes, tais como minas, defendeu um especialista da ONU em direitos humanos.
James anaya, o relator especial sobre os direitos dos povos indígenas, disse que a nova lei – aprovada por unanimidade pelo Congresso Nacional – é um passo em frente para os povos indígenas não só no Peru, mas em toda a região latino-americana.
Espero que isto seja uma indicação de um forte compromisso por parte do Estado peruano para responder às exigências dos povos indígenas em serem consultado sobre as medidas que os afectam directamente e, em particular, sobre projectos da indústria extractiva, e em torno de seus territórios, insistiu anaya.