até 27 de agosto, a capital da Suécia hospeda 2. 500 peritos de 130 países e cerca de 200 representantes de organizações internacionais. Discutem problemas relacionados com a água
até 27 de agosto, a capital da Suécia hospeda 2. 500 peritos de 130 países e cerca de 200 representantes de organizações internacionais. Discutem problemas relacionados com a água a cimeira internacional de peritos vai reflectir sobre os problemas da água: Progressos e perspectivas sobre a água – para um mundo limpo e saudável com especial enfoque sobre o saneamento. É a 20a edição da cimeira que discute um problema vital para a humanidade. No final da semana será apresentado um roteiro que traçará um caminho em direcção a um mundo em que o acesso à água seja menos difícil e complicado. até 2050, a população mundial atingirá os nove mil milhões de habitantes e 70 por cento viverá em áreas urbanas, à volta de grandes cidades. a necessidade de água para garantir a segurança alimentar terá duplicado em relação à necessidade actual.

a escassez de água já ameaça grandes metrópoles, seja de Europa, como da américa e austrália. Cada vez mais tanto os países ricos como os países em vias de desenvolvimento sofrem os efeitos desta carência. Relatórios do Fundo Mundial para a Natureza prevêem sérias restrições de água, acusando uma má gestão dos recursos hídricos. O nível das reservas baixa quando chove menos, mas também quando há fugas frequentes nas redes urbanas de distribuição.

a poluição da indústria e da agricultura, os danos do turismo de massas e os efeitos das mudanças climáticas podem definir as regiões mais afectadas pela falta de água na Europa, em 2070. É esta problemática que os especialistas são chamados a discutir em Estocolmo até 27 de agosto. Entre os muitos debates, estará em cima da mesa a redução da água utilizada na agricultura, que representa 74 por cento da utilização mundial. Para se produzir um copo de leite, gastam-se mais de 200 litros de água, um quilo de trigo necessita de 4 mil litros de água e um quilo de carne industrial à volta de 10 mil litros de água.
as situações mais graves registam-se em países em desenvolvimento como a China e a Índia, onde os recursos de água são explorados em demasia.com o aumento da população, e sem o melhoramento das técnicas de cultura, o consumo pode aumentar 80 por cento até 2050. actualmente, 1. 600 mil milhões de pessoas vivem já com falta de água no Norte de África, no Norte da China e no sudoeste dos Estados Unidos, uma situação que é agravada pela corrupção.