a intensificação do conflito em várias regiões está a degradar a situação humanitária do país, com um aumento do número de vítimas e alegados ataques a instalações de saúde, alerta a organização
a intensificação do conflito em várias regiões está a degradar a situação humanitária do país, com um aumento do número de vítimas e alegados ataques a instalações de saúde, alerta a organização«Ouvimos que alguns hospitais foram atacados ou estão sendo usados para fins militares. Na terça-feira, em Brega, os nossos delegados viram várias ambulâncias atingidas por disparos, afirma Georges Comninos, chefe da delegação da Cruz Vermelha em Tripoli, capital da Líbia. «Isso compromete gravemente a prestação de assistência aos feridos e doentes, adverte o responsável, segundo um comunicado de imprensa que data de 18 de agosto.

as normas do direito internacional determinam que os actores do conflito armado devem distinguir os civis dos combatentes e agir de forma a preservar a vida dos primeiros. Profissionais e instalações médicas também devem ser poupados. «Pedimos a todas as partes envolvidas que protejam os civis e permitam que os profissionais de saúde façam seu trabalho com segurança. Muitas vidas podem ser salvas, apela Georges Comninos.

«algumas das áreas onde o conflito é mais feroz ainda são inalcançáveis. Esperamos poder ter acesso a essas áreas o quanto antes de modo a levar às pessoas a assistência que precisam, afirma, pedindo que seja facilitado o acesso dos agentes humanitários aos locais. a Cruz Vermelha mantém-se na Líbia desde o início do conflito, no final de Fevereiro.