a construção das moradias teve início em Março; 20 mulheres de Oaxaca estão prestes a realizar o sonho de ter uma casa. as beneficiadas contribuí­ram com a produção de tijolos e aprenderam uma nova arte
a construção das moradias teve início em Março; 20 mulheres de Oaxaca estão prestes a realizar o sonho de ter uma casa. as beneficiadas contribuí­ram com a produção de tijolos e aprenderam uma nova arteUm projecto da organização, adobe for Women, ajuda as mulheres indígenas de San Juan Mixtepec, no estado de Oaxaca, no México, a construírem as suas próprias casas. 20 estão prestes a realizar esse sonho. as beneficiadas acompanham as obras, mas, também participam produzindo tijolos. Para Maria da Paz, criadora e coordenadora do projecto, isso dá-lhes «um sentido de identidade ainda maior, pelo que [a futura morada] será mantida e preservada com um cuidado especial. É também uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos que poderão servir no futuro, explica a responsável, segundo a agência adital. Em agosto, as mulheres receberam uma encomenda externa de 8. 000 adobes (tijolos produzidos com solo argiloso), acrescenta.

as casas têm um custo médio de 3. 830 euros, um valor muito elevado para as mulheres de Oaxaca. Para o desenvolvimento do projecto, iniciado este ano, a organização conta o apoio de organizações humanitárias internacionais. a associação adobe for Women prioriza a utilização sustentável dos recursos do planeta e recorre a técnicas de construção tradicionais. as beneficiadas pelo projecto são pessoas entre os 31 e 55 anos de idade; grande parte são viúvas ou mães solteiras, com dificuldades financeiras. as mulheres de Oaxaca vivem com dificuldades, segundo a adital. 80 por cento são analfabetas, sendo que 60 por cento dos homens, chefes de família, desse estado mexicano migraram para o estrangeiro.