Sentada no lancil do jardim do Parque do Retiro, com a bandeira portuguesa no regaço, Filipa Barata faz uma apreciação da JMJ na tarde de sexta-feira. “O ambiente é mesmo fantástico”. Está em Madrid com o grupo de jovens crismados da paróquia de Olivais
Sentada no lancil do jardim do Parque do Retiro, com a bandeira portuguesa no regaço, Filipa Barata faz uma apreciação da JMJ na tarde de sexta-feira. “O ambiente é mesmo fantástico”. Está em Madrid com o grupo de jovens crismados da paróquia de OlivaisDezenas e dezenas de milhares de jovens enchem o enorme Parque do Retiro. Uns mais jovens do que outros, vão e vêm entre os pavilhões da «Feira Vocacional, junto ao parque da Festa do Perdão, ou simplesmente pelas alamedas, refrescando-se do calor, que passa dos 40 graus. Muitos descansam estendidos sobre a relva ou sentados, saboreando um gelado ou uma bebida fresca. Filipa Barata, 17 anos, 12º ano, ouviu falar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na sua paróquia. Estive a pesquisar e a ver o que era, porque ainda não tinha ouvido falar, explica a jovem de Olivais Sul. achei que era uma experiência que seria engraçada. Era também a possibilidade de ver o Papa e de ouvir as suas palavras. Em Lisboa, só o vi nos ecrãs. aqui, consegui vê-lo um bocadinho quando ele passou no papamóvel. Só lhe vi a cabeça. Não consegui ver mais.

Para além de querer ver e estar junto do Papa, Filipa Barata sentiu-se atraída pelo ambiente da JMJ: Queria ver pessoas de todo o lado do mundo. Queria ver a união das pessoas na fé cristã. Valeu a pena ter vindo. acho que as minhas expectativas foram imensamente superadas. Há muita gente, veio tudo para o mesmo motivo: estar com o Papa e ver o Papa. Filipa sente-se bem neste vai-e-vem de jovens: O ambiente é mesmo fantástico, muito acolhedor, muito alegre. Toda a gente está feliz. Tenho passado por muita gente de países diferentes e todos falam uns com os outros.

a jovem de Olivais Sul está impressionada em ver tanta gente reunida pelo mesmo motivo: Muita gente que adora a Cristo, que está aqui por Ele. Reuniram-se aqui pelo Papa. E acrescenta: Vou reter as palavras dos bispos, os seus ensinamentos. Filipa Barata faz parte do grupo de jovens crismados da sua paróquia. Reunimos todas as semanas. Gosto muito do meu grupo. Quase todo veio à JMJ: Estamos cá 22. Para estar em Madrid e ver o Papa, arranjámos dinheiro para a viagem a vender bolos nas paróquias e cada um pôs do seu. Não foi difícil juntar o dinheiro.