Em 2011, registam-se 109 agressões a candidatos políticos; há também um considerável aumento nas hipóteses de fraude eleitoral. Em Outubro de 2011, realizam-se eleições na Colômbia
Em 2011, registam-se 109 agressões a candidatos políticos; há também um considerável aumento nas hipóteses de fraude eleitoral. Em Outubro de 2011, realizam-se eleições na ColômbiaOs actos de violência cometidos no âmbito do processo eleitoral na Colômbia aumentaram cerca de 68 por cento, em comparação com 2007, ano em que foram realizadas as últimas eleições municipais e estaduais. Há cinco anos atrás registaram-se 65 actos violentos contra candidatos políticos; entre 2 de Fevereiro e 10 de agosto de 2011, houve 109 agressões. Os dados, citados pela agência ansa, foram avançados estes dias pela Missão de Observação Eleitoral.

Segundo Claudia López, membro da entidade, o estudo mostra que a «criminalidade comum veio juntar-se à violência praticada pelos grupos rebeldes, como as Forças armadas Revolucionárias da Colômbia, conhecidas por FaRC. «Uma forma de intervir na política local, acrescenta a especialista. O estudo realizado pela organização não governamental aponta para um aumento de 67 por cento na possibilidade de existirem «fraudes eleitorais em 2011. Em 544 municípios, verificou-se o risco de «anomalias e irregularidades no processo eleitoral.
Em Outubro de 2011, os colombianos vão eleger os presidentes de câmara, os governadores, os deputados das assembleias estaduais e os membros dos conselhos de cidades e povoados.