Com vários grupos de jovens que vão participar nas Jornadas presentes, nas vésperas da sua viagem para Madrid, Bento XVI pediu orações por esta viagem apostólica a Espanha, «para que nela se recolham abundantes frutos de vida cristã»
Com vários grupos de jovens que vão participar nas Jornadas presentes, nas vésperas da sua viagem para Madrid, Bento XVI pediu orações por esta viagem apostólica a Espanha, «para que nela se recolham abundantes frutos de vida cristã»O Santo Padre convidou os peregrinos a «meditar sobre o tesouro da fé que nos foi transmitido e a acolhê-lo com gratidão, referindo-se à fé da mulher cananeia, da liturgia de hoje. «Comprometamo-nos a responder de maneira responsável ao apelo de Deus, optando por fundamentar a nossa vida sobre Cristo. Neste caminho, nós não estamos sós, assinalou.

a partir do exemplo da mulher cananeia que pede a cura da sua filha, o Pontífice sublinha que «também nós somos chamados a crescer na fé, a abrir-nos e a acolher com liberdade o dom de Deus. a fé «abre-nos ao conhecimento e ao acolhimento da real identidade de Jesus, a sua novidade e unicidade, a sua Palavra, a viver uma relação pessoal com Ele.

Por isso «cada dia o nosso coração deve viver a experiência da conversão: passar do homem dobrado sobre si mesmo ao homem aberto à acção de Deus, ao homem espiritual, que se deixa interpelar pela Palavra do Senhor e abre a própria vida ao seu amor, afirmou o bispo de Roma.

aos peregrinos polacos, Bento XVI recordou que ocorre hoje o septuagésimo aniversário do martírio de São Maximiliano Kolbe, no campo de extermínio de auschwitz. O Santo Padre dirigiu uma palavra especial aos peregrinos de Havana, Cuba, acompanhados pelo cardeal Jaime Ortega alamino, arcebispo de Havana. Na saudação que lhes dirigiu, o Papa exprimiu a sua «proximidade e afecto a todos os filhos deste amado país.