Cidade histórica monumental, muito concentrada no «casco histórico», de ruas sinuosas e estreitas, Toledo é encantadora. Os jovens da Consolata passaram a manhã de monumento em monumento, até saturar
Cidade histórica monumental, muito concentrada no «casco histórico», de ruas sinuosas e estreitas, Toledo é encantadora. Os jovens da Consolata passaram a manhã de monumento em monumento, até saturarQuem vê com atenção, satura-se, afirma uma jovem encantada com a catedral resplandecente de ouro e beleza, com a casa de El Greco com as suas brilhantes e inconfundíveis pinturas, e por aí adiante. Depois da apresentação e visionamento de um vídeo no seminário diocesano, os jovens da Consolata partiram, em dois grupos, para um percurso turístico através da cidade histórica. Bem depressa o fresco da manhã deu lugar ao calor intenso, que contribui para aumentar a fadiga.

Um grupo iniciou a visita em San Juan de los Reyes, passando pela sinagoga de Santa Maria La Blanca, casa de El Greco, igrejas de San Tomé e do Salvador, até à catedral. Um percurso riquíssimo de arte e história que encheu os olhos e os corações dos jovens. Na verdade um tal tesouro cultural merecia maior disponibilidade de tempo e atenção. O outro grupo fez o caminho inverso, cruzando-se com numerosos grupos de várias nacionalidades, que enchem e animam a cidade de Toledo com a sua presença por vezes ruidosa.