«Reunidos em torno de nossos pastores, nós iremos a Ti». O cântico tornou-se habitual para o povo baiano. Festas, ordenações, beatificação e consagração têm marcado o ano 2011 em Salvador, terra de todos os santos
«Reunidos em torno de nossos pastores, nós iremos a Ti». O cântico tornou-se habitual para o povo baiano. Festas, ordenações, beatificação e consagração têm marcado o ano 2011 em Salvador, terra de todos os santosCom a memória da festa do novo arcebispo e primaz do Brasil ainda fresca na mente do povo, a 12 de agosto de 2011, os fiéis católicos voltaram a vibrar com a ordenação episcopal de Marcos Piatek, bispo da prelazia de Coari, amazonas. Presidida pelo arcebispo Murilo, primaz do Brasil, a celebração contou com inúmeros fiéis, padres, diáconos e bispos. Na sua homilia, o bispo ordenante dirigiu palavras de coragem a todos, mas em especial ao seu colega Marcos Piatek. Todo pastor é ordenado para anunciar o evangelho, santificar os fiéis e conduzir o povo de Deus à casa do Pai. E lembrou as palavras de Santo agostinho que para o povo, ele deve ser bispo, e com o povo, um pastor.

O novo bispo Marcos Marian Piatek nasceu em 10 de outubro de 1954, em Tuchow, Polônia. Entrou na congregação dos Missionários Redentoristas em 1973 e fez a primeira profissão em 1974, sendo ordenado sacerdote em 1980. Chegou ao Brasil em 1986, sendo actualmente professor do Instituto de teologia da universidade católica de Salvador, da faculdade São Bento da Baía e da escola diaconal da arquidiocese. É autor de alguns livros e vários artigos. Para o seu brazão escolheu a cor azul que representa o firmamento celeste e o manto de Nossa Senhora, que lembra justiça, serenidade, fortaleza e nobreza. O seu brasão ostenta uma cruz e, no lado direito, a letra M, que representa a Virgem Maria, co-redentora do género humano.

Discipulus missionarius Redemptoris é o seu lema que se relaciona com o envio missionário. Faz referência ao Santíssimo Redentor, titular da congregação dos Missionários Redentoristas à qual o novo bispo pertence. a celebração encerrou com vários depoimentos belíssimos, com a bênção do arcebispo Murilo a encerrar. Glória a ti, Igreja santa, ó cidade dos cristãos. Que teus filhos hoje e sempre vivam todos como irmãos, cantaram os fiéis. Mas a festa continua nesta terra de todos os santos, neste ano que é de graça.