Com cerca de 40 graus, estamos em Toledo, de 12 a 16 de agosto, e em Madrid, de 16 a 21, na Jornada Mundial da Juventude. Oferecemos aos leitores de Fátima Missionária o entusiasmo e a cor da participação de cerca dois milhões de jovens
Com cerca de 40 graus, estamos em Toledo, de 12 a 16 de agosto, e em Madrid, de 16 a 21, na Jornada Mundial da Juventude. Oferecemos aos leitores de Fátima Missionária o entusiasmo e a cor da participação de cerca dois milhões de jovensJovens de todas as partes do mundo viajam, nestes dias, em direcção a Madrid. Fazem-se notar de maneira alegre e ruidosa com os seus cânticos e danças que improvisam nos aeroportos e nas estações ferroviárias. Na nossa viagem de Lisboa para Toledo, via Madrid, encontrámos jovens do Malawi, do Quénia, da Tanzânia, do Paraguai, do Brasil e de muitos outros países. Encaminham-se para as diferentes dioceses de Espanha, que os acolhem nos dias preparatórios da Jornada Mundial da Juventude, que decorrerá de 16 a 21 de agosto, em Madrid.

Cidade acastelada, Toledo mostra uma animação juvenil fora do comum. Grupos de jovens cruzam as suas ruas estreitas em todas as direcções, com T-shirtes das mais variadas cores e símbolos que remetem para a JMJ. De 12 a 16 de agosto são esperados aqui mais de15 mil jovens de vários países, para as actividades dos chamados dias das dioceses. Instalam-se em famílias e nas mais variadas estruturas escolares e desportivas da cidade e das paróquias da diocese. além do programa de cada grupo, estão previstas actividades organizadas pelo secretariado diocesano da pastoral juvenil. Uma boa parte do tempo será também gasta na visita aos monumentos e centros de interesse da linda cidade de Toledo.

Os jovens da Consolata chegam a Toledo, hoje, 12 de agosto, vindos de África, Europa e américa. São centena e meia que, pela primeira vez, participam em grupo na JMJ. São acolhidos pelas Irmãs Franciscanas da Divina Pastora, mesmo no centro de Toledo, bem pertinho da catedral. Um autocarro transporta os jovens portugueses da Consolata.com eles viajam os do Brasil, que nestes dias estiveram de visita a Portugal.