Para lembrar o Dia Mundial dos indígenas, a Survival apresenta factos e curiosidades pouco conhecidos sobre grupos de nativos de todo o mundo. Índios isolados vivem a menos de 100 quilómetros de Machu Picchu, indica a organização
Para lembrar o Dia Mundial dos indígenas, a Survival apresenta factos e curiosidades pouco conhecidos sobre grupos de nativos de todo o mundo. Índios isolados vivem a menos de 100 quilómetros de Machu Picchu, indica a organizaçãoNo mundo existem mais de cem povos que vivem em isolamento; no Peru, alguns vivem a menos de 100 quilómetros de Machu Picchu, a maior atracção turística do país. Foram os povos indígenas que deram a conhecer ao mundo, alguns dos alimentos mais consumidos como a mandioca, o milho, a batata, fruto da agricultura desse povos, indica a Survival, organização de defesa dos direitos dos índios.

Os índios possuem vastos conhecimentos sobre a ecologia; por exemplo, os Shuar do Equador utilizam cerca de cem plantas para tratar as dores de estômago. Das sete mil línguas existentes no mundo, quatro mil são faladas por índios. Calcula-se que os Bushmen, da África austral, ocupem as suas terras há mais de 70 mil anos.

acredita-se que os povos do vale de Baliem, na Nova Guiné, tenham desenvolvido a agricultura muito antes dos antepassados dos europeus. Os «nómadas do mar, nas ilhas andaman, da Índia, destacam-se pela sua capacidades para nadar debaixo de água em busca de alimentos. as mulheres awá, no Brasil, tomam conta de crias de macacos, órfãos, dando-lhes de mamar.

Em todo o mundo, existem mais de 370 milhões de indígenas espalhados por 70 países. Hoje, 9 de agosto, celebra-se o Dia Mundial dos Povos Indígenas.