«Marcha familiar» junta milhares de pessoas em Santiago do Chile, que se manifestam por uma melhor educação. alunos do secundário e associações de Pais estão na primeira linha do protesto, no âmbito das revoltas estudantis que duram há mais de dois meses
«Marcha familiar» junta milhares de pessoas em Santiago do Chile, que se manifestam por uma melhor educação. alunos do secundário e associações de Pais estão na primeira linha do protesto, no âmbito das revoltas estudantis que duram há mais de dois meses a marcha teve início na Praça Itália com cerca de duas mil pessoas. Pouco a pouco foram-se juntando ordenadamente mais participantes. ao fim de meia hora, os manifestantes já somavam oito mil e mais tarde perto de 20 mil, segundo a polícia. a manifestação, que coincidiu com a celebração do dia da criança no Chile, juntou famílias completas com bandeiras e cartazes, a reivindicar uma educação pública de qualidade e gratuita.

Segundo a agência Lusa, as autoridades autorizaram a manifestação, mas num percurso afastado da alameda Bernardo O’Higgins, que na passada quinta-feira foi palco de violentos confrontos entre estudantes e polícias. O percurso autorizado, de dois quilómetros e meio, terminou no Parque almagro, seis quarteirões a sul da alameda, onde os organizadores apresentaram um espectáculo cultural e artístico. Daphne Concha, porta-voz da associação de Pais e Encarregados de Educação, disse aos jornalistas que a marcha é para a família, especialmente no dia da criança, o melhor presente e o que se pode pedir é uma melhor educação.

Exigir que esse direito [melhor educação] seja garantido pelo estado é a palavra de ordem de estudantes, pais, encarregados de educação, professores e famílias chilenas que se manifestaram, acrescentou a porta-voz da associação de Pais. O ambiente tranquilo da marcha foi elogiado pelo prefeito de Santiago, Pablo Zalaquett, que o considerou um gesto importante neste ambiente rarefeito.