O Comité Internacional da Cruz Vermelha está a aumentar a assistência humanitária no sul e centro da Somália para ajudar as vítimas da seca e do conflito. “apesar da dificuldade de operar num dos países mais destroçados pelo conflito, não podemos decepcionar as pessoas”, afirma o presidente
O Comité Internacional da Cruz Vermelha está a aumentar a assistência humanitária no sul e centro da Somália para ajudar as vítimas da seca e do conflito. “apesar da dificuldade de operar num dos países mais destroçados pelo conflito, não podemos decepcionar as pessoas”, afirma o presidente” a acção vem em resposta a uma situação que está a tornar-se cada vez mais desesperadora”, esclarece Jakob Kellenberger, presidente do CICV (Comité Internacional da Cruz Vermelha). “Centenas de milhares de somalis enfrentam a escassez de água e de alimentos”, lembra. “apesar da dificuldade de operar num dos países mais destroçados pelo conflito, não podemos decepcionar as pessoas. Estamos confiantes de que podemos levar assistência com sucesso em cooperação com os nossos parceiros do Crescente Vermelho Somali”, afirmou o responsável.

O CICV actua no centro e sul da Somália e tem capacidade para realizar distribuições em grande escala. Uma primeira fase da distribuição alimentar foi concluída esta semana. a entrega de géneros alimentares constitui uma resposta de emergência à crise. É acompanhada por uma “assistência sustentável” que visa ajudar as populações a manterem-se sem a ajuda externa: poços restruturados, projectos de irrigação, trabalho remunerado. O CICV também entregou, no centro e sul do país, objectos domésticos a mais de 250 mil pessoas e forneceu água potável a mais de 400 mil, desde abril. a crise que o país do Corno de África atravessa actualmente é o resultado de 20 anos de conflitos armados e de uma grave seca. a inflação, o aumento dos preços dos alimentos e do combustível, em todo o mundo, são factores agravantes.