Os bispos do Quénia lançaram um fundo de emergência para ajudar as vítimas da seca na África do Leste. a Somália é o país mais atingido, sendo que milhares de cidadãos atravessam a fronteira, todos os dias, em direcção ao Quénia
Os bispos do Quénia lançaram um fundo de emergência para ajudar as vítimas da seca na África do Leste. a Somália é o país mais atingido, sendo que milhares de cidadãos atravessam a fronteira, todos os dias, em direcção ao Quénia«Estamos todos profundamente preocupados com a crise provocada pela seca e o sofrimento de tantos quenianos. a nossa preocupação dirige-se a milhões de pessoas indefesas que correm o risco de morrer de fome e às muitas comunidades que perderam os seus meios de subsistência, afirmam os bispos do Quénia. Em comunicado, os prelados anunciaram a criação de um fundo nacional de emergência para ajudar as populações afectadas pela forte seca que atinge países da África do Leste. São organizadas colheitas de alimentos em paróquias, escritórios diocesanos e outras estruturas da Igreja, adianta a agência Fides.

a Somália é o país mais atingido, com milhares de pessoas que atravessam a fronteira, todos os dias, por causa da fome. O Quénia também atravessa uma grave crise alimentar: além de receber centenas de milhares de cidadãos Somalis, diversas áreas do seu território também foram atingidas pela seca. Segundo a Conferência Episcopal do Quénia, as pessoas mais vulneráveis são os pastores das regiões do norte, nordeste, noroeste e sul, as famílias mais pobres que precisam da agricultura para subsistir, nas planícies costeiras e nas regiões do sudeste. a falta de chuva e consequente seca deu origem à falta de alimentos e forte aumento dos preços, à falta de água, à perca de gado que era o único meio de subsistência de muitas famílias, migrações, conflitos e aumento da desnutrição.