as duas estruturas descobertas teriam dois propósitos: servir o tráfico de droga e facilitar a passagem de migrantes ilegais. O combate do narcotráfico que já fez milhares de vítimas tem sido uma das prioridades do governo
as duas estruturas descobertas teriam dois propósitos: servir o tráfico de droga e facilitar a passagem de migrantes ilegais. O combate do narcotráfico que já fez milhares de vítimas tem sido uma das prioridades do governoas autoridades policiais do estado mexicano, Baixa Califórnia, descobriam, a 2 agosto, dois túneis que ligam o México aos Estados Unidos da américa. as estruturas utilizadas no contrabando de drogas serviriam também para a passagem de imigrantes ilegais para a américa do Norte. Uma delas já tinha sido detectada e tapada do lado norte-americano da fronteira, mas acabou por ser reaberta. Um dos túneis tem 18 metros de profundidade e 26 metros de comprimento. O segundo ainda estaria em fase de construção, indica a agência ansa, com base em informações da Promotoria Geral do México.
as autoridades norte-americanas foram informadas da existência das passagens. Em Janeiro de 2011, as autoridades do México tinham descoberto outro túnel que ligava os dois países e servia para o narcotráfico. Também, em Novembro de 2010, foi descoberta uma passagem com 800 metros de comprimento. a estrutura dispunha de iluminação e ventilação.

Todos os anos, cerca de 500 mil pessoas tentam passar a fronteira do México com os Estados Unidos. O combate do tráfico de droga tem sido uma das prioridades do governo. Entre 2006 e 2010, cerca de 35 mil pessoas morreram no âmbito de ajustes de conta entre os próprios traficantes e de confrontos com agentes da autoridade.