O corredor de afgoye, a capital Mogadí­scio e a região do Médio Shabelle estão agora nesta situação. Fome já tinha sido declarada em outras duas regiões
O corredor de afgoye, a capital Mogadí­scio e a região do Médio Shabelle estão agora nesta situação. Fome já tinha sido declarada em outras duas regiões a Organização das Nações Unidas declarou esta quarta-feira fome em novas três áreas da Somália, também elas muito devastadas pela seca, elevando para cinco o número de regiões neste país do Corno de África, onde a desnutrição aguda e a fome já fizeram dezenas de milhares de mortos.
O coordenador humanitário da ONU para a Somália, Mark Bowden, disse que o corredor de afgoye, nos arredores de Mogadíscio, a própria capital e a região do Médio Shabelle estão agora em estado de fome. a 20 de Julho, a ONU declarou fome em Shabelle e em Bakool.
a fome pode ser declarada apenas quando determinados aspectos de desnutrição, mortalidade e fome são verificáveis: pelo menos 20 por cento das famílias numa área enfrentam uma extrema falta de alimentos com uma capacidade limitada de resolver, as taxas de desnutrição aguda excedam 30 por cento e a taxa de mortalidade superior ultrapassa as duas pessoas por dia em cada 10 mil pessoas.