O alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados está no Brasil para uma visita oficial de três dias. agradecer o apoio que o país tem dado na luta pelos direitos humanos no plano internacional é um dos propósitos da viagem
O alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados está no Brasil para uma visita oficial de três dias. agradecer o apoio que o país tem dado na luta pelos direitos humanos no plano internacional é um dos propósitos da viagemEsta é a segunda vez que o português que lidera a agência das Nações Unidas para Refugiados (aCNUR) se encontra no Brasil. Na agenda dos encontros, está a situação dos refugiados acolhidos pelo Brasil. antónio Guterres encontrar-se-á com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, antónio Patriota e com outros responsáveis do governo e do Congresso.
Há 4. 306 refugiados de 75 nacionalidades no Brasil. 39 por cento são angolanos, 14 por cento colombianos, 10 por cento são provenientes da República do Congo, 6 por cento da Libéria e 5 por cento do Iraque. a maior parte dos refugiados vem de África e das américas.

O Brasil tem vindo a aumentar o volume das suas contribuições e doações aos países mais necessitados. a contribuição prevista para 2011 é de 3. 7 milhões de dólares americanos, isto é, 2. 57 milhões de euros. além disso, participa nas missões humanitárias das Nações Unidas no Haiti, Guiné-Bissau e Timor-Leste.