O Conselho de Segurança da ONU adoptou a resolução que renova por mais um ano o mandato da sua missão na Costa de Marfim. a presença da UNOCI prolonga-se até 31 de Julho de 2012
O Conselho de Segurança da ONU adoptou a resolução que renova por mais um ano o mandato da sua missão na Costa de Marfim. a presença da UNOCI prolonga-se até 31 de Julho de 2012Os 15 membros do Conselho de Segurança tomaram a decisão de prolongar o mandato da UNOCI, no momento em que o presidente marfinense, alassane Outtara, se encontrava de visita ao Palácio de Vidro das Nações Unidas. a manutenção da missão envolve 9. 500 capacetes azuis e 400 funcionários civis. Criada em 2004, a missão tinha o mandato de proteger os civis, quando o país estava dividido em dois: o sul fiel ao ex-presidente Laurent Gbagbo, e o norte sob controlo das Forças Novas, do actual primeiro-ministro Guillaume Soro.

a UNOCI deu um preciosos apoio na organização das eleições presidenciais do passado 28 de Novembro. O acto eleitoral vinha sendo sucessivamente devido a problemas logísticos e atrasos na execução de etapas estabelecidas, de modo especial o desarmamento dos combatentes, nunca terminado. O país poderá ter eleições parlamentares até final do ano.

Depois da contestação de Laurent Gbagbo, após a vitória do novo presidente alassane Ouattara, a UNOCI foi encarregada da protecção deste. as violências provocadas pela crise pós-eleitoral e por rivalidades do passado terão causado cerca de 3. 000 mortos. ao mesmo tempo, centenas de milhar de pessoas foram obrigadas a fugir para não se verem envolvidas directamente nos confrontos.