a Etiópia cede terrenos agrícolas a empresas estrangeiras em pleno período de crise alimentar. 90 mil indígenas, que dependem das terras para sobreviver, estão em risco
a Etiópia cede terrenos agrícolas a empresas estrangeiras em pleno período de crise alimentar. 90 mil indígenas, que dependem das terras para sobreviver, estão em risco Tribos indígenas do país do Corno de África são despojadas das suas terras agrícolas mais produtivas para que empresas estrangeiras as possam explorar, denuncia a agência Survival, lembrando que vários milhares de pessoas enfrentam a fome devido à seca que afecta o sul do país.

Trata-se de grandes superfícies do Vale do Omo, no sudoeste da Etiópia e o objectivo é desenvolver nessa região fértil a agricultura de exportação. O governo projecta usar 245 mil hectares para a exploração de cana-de-açúcar. 90 mil indígenas a viver na região dependem dessa terras para sobreviver.

O projecto governamental implica a construção de uma série de barragens incluindo a controversa Gibe III, que poderá tornar-se na maior do continente africano.compreende ainda a construção de centenas de quilómetros de canais de irrigação que irão desviar os cursos de água indispensáveis às tribos.

as populações locais não foram consultadas. Testemunhos recolhidos pela Survival indicam que os indígenas sofrem repressões, torturas, aprisionamentos, abusos sexuais, além de viverem no medo.