Bispo do Porto diz que avós são «procurados ainda mais como único apoio, como único sustento para vidas que ficam de repente tão periclitantes»
Bispo do Porto diz que avós são «procurados ainda mais como único apoio, como único sustento para vidas que ficam de repente tão periclitantes»«Nas actuais circunstâncias sociais do país, com os problemas de emprego e subsistência, «a família e muitas vezes os avós são o único apoio para situações complicadas, afirmou Manuel Clemente. Durante a homilia da celebração da solenidade litúrgica de São Joaquim e Santa ana, em Penafiel, participaram mais de três mil avós.

O momento foi também de homenagem a ana Elisa Couto, mulher que durante vários anos se bateu pela instituição do Dia nacional dos avós. Foi inaugurado um monumento , no parque da cidade, evocativo do seu trabalho. O bispo do Porto assinalou que é nos avós «que muitos encontram sustentáculo para situações muito complicadas de viver, não só materialmente, mas também afectivamente.

Para Manuel Clemente, a sociedade «não pode viver sem o contributo daqueles que já estão há mais tempo e têm uma experiência acumulada que é indispensável para o futuro. O prelado defende que é indispensável que a nossa sociedade aproveite melhor o papel dos mais idosos por causa da sua experiência acumulada. Esta nossa relação intergeracional é a base do nosso futuro, disse.