Cerca de 700 jovens participaram na VIII Jornada de Espiritualidade da Juventude, que teve lugar na Universidade Católica de Salvador, a 24 de Julho de 2011. Estiveram reunidos vários movimentos da arquidiocese que integram a Pastoral da Juventude
Cerca de 700 jovens participaram na VIII Jornada de Espiritualidade da Juventude, que teve lugar na Universidade Católica de Salvador, a 24 de Julho de 2011. Estiveram reunidos vários movimentos da arquidiocese que integram a Pastoral da JuventudePromovido pelo sector da juventude da arquidiocese de Salvador, o encontro começou com uma encenação mística da juventude. Centradas sobre a semente que precisa de cuidados, tal como a juventude, as apresentações artísticas, da autoria dos próprios jovens, fizeram ressaltar o chamamento do Jovem em nome de Cristo, levanta-te!. a jornada pretendeu reavivar a espiritualidade dos jovens, reflectindo sobre o tema da Jornada Mundial da Juventude: Enraizados e Edificados em Cristo, firmes na fé (Col 2,7).

Durante o dia, foram promovidos vários workshopes sobre o mundo de juventude: família, afectividade e sexualidade; vocação e espiritualidade; ética, política e ciência; redes sociais e o sentido da vida cristã; e, bioética e biodiversidade. Os trabalhos dos jovens propiciaram o aprofundamento do conhecimento de si mesmos e dos outros, a discussão das condições de vida de jovens, a sensibilização para a atenção à realidade local e aos sinais dos tempos, e as possibilidades de inserção social a partir da formação oferecida pela sociedade actual.

Presidida pelo bispo auxiliar de São Salvador, Gregório Paixão, um monge beneditino, a Missa foi ocasião para aprofundar a importância de desejo fundante de ser cristão e cristã. O prelado afirmou que o homem é um ser que deseja. E explicou: Caminhamos sempre vagueando entre o medo e o desejo. Necessitamos constantemente de algo e isso abre a experiência da transcendência, o que nos remete para a experiência de Deus. Essa experiência ganha identidade, toma forma, tem um rosto: é o relacionamento com Jesus. É isso que os jovens precisam. E concluiu: O desejo ocupa um papel central na experiência de espiritualidade. O que se deseja é o que se pede a Deus. Rezemos para que possamos aprender com Cristo como a única porta salvadora do desejo.

O encontro abriu espaço à apresentação das várias pastorais e movimentos da juventude da arquidiocese de Salvador. O arcebispo Murilo Sebastião Ramos Krieger, apresentou uma reflexão sobre o tema da JMJ, de Madrid, Enraizados e edificados n’Ele, na fé, tendo lançado uma provocação aos jovens: Porquê enraizados em Cristo e não noutra pessoa?. Trata-se de um triplo convite para que todos reflictam sobre quem ou sobre o que estão a construir as suas vidas. Uma árvore sem raiz nunca chegará a dar bons frutos, além da sua fraca resistência aos ventos e temporais. Tal como os jovens desvinculados do verdadeiro amor e liberdade, que é Cristo, não poderão oferecer aos outros os frutos da sua vida, além de serem constantemente abalados pelas tribulações. ao terminar a jornada, com a adoração ao Santíssimo Sacramento, realizou-se o envio dos jovens que representarão a arquidiocese de São Salvador na XXVI Jornada Mundial da Juventude em Madrid, entre 18 e 21 de agosto de 2011.