as crianças somalis enfrentam múltiplos perigos; o recrutamento forçado é um deles e um motivo para que milhares de pessoas do centro e sul da Somália fujam para o Quénia e o Djibuti
as crianças somalis enfrentam múltiplos perigos; o recrutamento forçado é um deles e um motivo para que milhares de pessoas do centro e sul da Somália fujam para o Quénia e o DjibutiNum novo relatório, a amnistia Internacional denuncia crimes de guerra de que são vítimas as crianças somalis; entre eles, o recrutamento sistemático de jovens com menos de 15 anos por grupos armados. as crianças-soldado são privadas de educação. Morrem em ataques levados a cabo em regiões de forte densidade populacional. a Somália não atravessa apenas uma crise humanitária: estamos perante uma crise dos direitos humanos e uma crise da infância, alerta Michelle Kagari, directora da aI, para África.

as crianças da Somália enfrentam múltiplos perigos: o de serem mortas, de serem recrutadas por grupos armados, de serem castigadas pelos El Shabab, ou de falecerem por não terem acesso aos cuidados médicos. Segundo a responsável, a crise humanitária deve-se em parte ao facto de os El Shabab, grupo fundamentalista islâmico antigovernamental, impedirem as populações locais de aceder à ajuda humanitária. O recrutamento forçado é um dos motivos que leva cidadãos do centro e sul da Somália a fugir para o Quénia e o Djibuti. Na capital, Mogadíscio, inúmeras escolas estão fechadas pois professores e alunos temem pelas suas vidas.