a região do centro-oeste do país é a mais atingida e Mato Grosso o estado mais afectado. a seca e o baixo nível de humidade facilitam a ocorrência de incêndios, que já se verificaram em unidades de conservação
a região do centro-oeste do país é a mais atingida e Mato Grosso o estado mais afectado. a seca e o baixo nível de humidade facilitam a ocorrência de incêndios, que já se verificaram em unidades de conservação O número de queimadas aumentou no interior do país e foram detectados 2,3 mil focos de incêndio entre finais de Junho e início de Julho, adianta o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, segundo a WWF Brasil, rede para a defesa da natureza. Mato Grosso é o estado mais afectado, com 900 ocorrências. Também já foram atingidas áreas protegidas nos estados de Tocantins, Bahia, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O baixo nível de humidade do ar, as altas temperaturas e a falta de chuva favorecem a ocorrência de incêndios.

No Mato Grosso, onde a situação é mais grave, várias entidades juntaram-se na campanha Mato Grosso Unido Contra as Queimadas. 4,5 milhões de reais (mais de dois milhões de euros) deverão ser gastos em acções de consciencialização, material para o combate dos incêndios e apoio aos municípios. a WWF Brasil participa na iniciativa que também reúne órgãos públicos. Precisamos de informar as pessoas e sensibilizá-las para as consequências negativas das queimadas. Os incêndios causam problemas tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana, afirmou Giselly Silva Gomes, responsável da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso, em relação à produção de material informativo.

Para Jasylene abreu, analista de conservação da rede WWF, a aposta na educação ambiental é parte do esforço para diminuir o número de queimadas. Na região norte do Mato Grosso, ainda se queima o lixo em quintais. Este é um hábito arraigado naquelas populações, mas muito perigoso. Nesta época seca, qualquer descuido pode tornar-se um incêndio de grandes proporções e causar prejuízos ambientais de larga escala, afirma.