Cerca de 15 grupos de Índios isolados vivem na região amazónica do Peru. a abertura dos seus territórios às petrolí­feras coloca em perigo a sua sobrevivência, alerta a Survival
Cerca de 15 grupos de Índios isolados vivem na região amazónica do Peru. a abertura dos seus territórios às petrolí­feras coloca em perigo a sua sobrevivência, alerta a SurvivalO departamento dos assuntos indígenas do governo do Peru anunciou, recentemente, a intenção de abrir as reservas dos índios isolados às petrolíferas. Uma nova legislação permite ao Estado de lhes conferir livre acesso aos territórios indígenas, apesar das consequências que isso poderá ter na vida das comunidades.

Cerca de 15 grupos de índios isolados vivem na região amazónica do Peru; a abertura das reservas ameaça a sua sobrevivência. De acordo coma legislação do país e normas internacionais, os povos indígenas devem ser consultados no âmbito de qualquer projecto que afecte os seus territórios. No caso dos grupos isolados, esse contacto é impossível.

a Survival, organização que age em defesa dos direitos dos índios, apela à paralisação imediata de qualquer actividade de exploração de petróleo e gás nos territórios indígenas. Stephen Corry considera a iniciativa governamental monstruosa e adverte: abrir as reservas dos índios isolados é levá-los, quase de certeza, à extinção.