O Brasil tem quase 20 por cento da água do mundo, mas verifica desigualdades no acesso aos recursos hídricos e um aumento de desastres naturais relacionados com inundações e secas
O Brasil tem quase 20 por cento da água do mundo, mas verifica desigualdades no acesso aos recursos hídricos e um aumento de desastres naturais relacionados com inundações e secasO Banco Mundial vai financiar um projecto de gestão da água no Brasil. O órgão vai disponibilizar uma verba equivalente a mais de 168 milhões de reais (75 milhões de euros) para o Programa de Desenvolvimento do Setor Água, Interáguas. O projecto vai ser implementado em parceria com o governo brasileiro e a agência Nacional da Água. O objectivo é promover a coordenação e fortalecer a capacidade dos recursos hídricos no Brasil, adianta a Rádio das Nações Unidas.

O Interáguas é um projecto de gestão integrada de recursos hídricos que prevê a integração entre os vários sectores responsáveis pelos recursos hídricos no Brasil, incluindo a parte de irrigação, gestão mesmo do recurso, água e saneamento, e um pouco também da parte de defesa civil, como o de desastres, explicou Paula Freitas, analista de recursos hídricos do Banco Mundial. Para a responsável, o importante é juntar o trabalho de diversas áreas num objectivo comum: a protecção do recurso.

O Banco Mundial alerta para o facto de o Brasil verificar desigualdades no acesso aos recursos hídricos e um aumento de desastres naturais relacionados com inundações e secas, apesar de ter quase 20 por cento da água do mundo. Segundo o director da entidade, Makhtar Diop, o forte desenvolvimento económico do país vai aumentar a pressão sobre os recursos de água, desenvolvimento urbano e infra-estruturas. Por outro lado, a falta de água, a poluição dos rios e o impacto das alterações climáticas, no nordeste do país, influencia as questões sociais e o desenvolvimento do país.