as escolas de zonas socialmente mais vulneráveis tendem a apresentar um «corpo discente fortemente homogéneo», reunindo crianças e jovens com baixos recursos. Há também menos creches e pré-escolas
as escolas de zonas socialmente mais vulneráveis tendem a apresentar um «corpo discente fortemente homogéneo», reunindo crianças e jovens com baixos recursos. Há também menos creches e pré-escolas

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e acção Comunitária do Brasil revela a influência da localização de uma instituição escolar no processo de aprendizagem. Quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social da vizinhança, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas, indica o estudo Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole, realizado em São Paulo, em 2009 e 2010.

Nas zonas mais vulneráveis, as escolas tendem a ser o principal equipamento público de referência e tendem, por isso, a ser tomadas pelos problemas sociais dos territórios. Há também uma baixa oferta de matrículas na educação infantil, menos creches e pré-escolas. É nesses territórios que se concentram as famílias com menores recursos culturais e que são, por esse motivo, mais distantes da cultura letrada e do universo escolar. Desse modo, o deficit de oferta de educação infantil aprofunda o afastamento inicial que já existiria entre esses alunos e o universo escolar, acentuando, assim, as desigualdades.

Outra das conclusões avançadas pela pesquisa é que as escolas de regiões socialmente vulneráveis tendem a apresentar um corpo discente fortemente homogéneo, composto por crianças e jovens com baixos recursos culturais familiares. Em síntese, essas escolas reforçam o isolamento social e cultural da população da sua vizinhança: reproduzem em seu interior os padrões de segregação urbana e sociocultural e, ainda, restringem as possibilidades de interacção com outros grupos sociais e de aproveitamento das oportunidades de desenvolvimento cultural possíveis no território urbano.