Uma iniciativa da Rede de jesuítas africanos contra a Sida prova que existem várias formas de lutar contra uma doença. Trabalhos elaborados por jovens africanos mostram o impacto da Sida
Uma iniciativa da Rede de jesuítas africanos contra a Sida prova que existem várias formas de lutar contra uma doença. Trabalhos elaborados por jovens africanos mostram o impacto da SidaEm 2010, a Rede propôs um concurso aos estudantes de escolas dos jesuítas no continente africano, cujo tema era: Filmes dos jovens para a vida e para o amor contra a Sida. O objectivo era dar aos participantes a oportunidade de analisar o impacto que o vírus tem nas suas vidas e na vida dos amigos, famílias e comunidades. a iniciativa foi também uma oportunidade para sensibilizar outros jovens para a necessidade de se protegerem da doença e apoiar os que sofrem com ela, adianta a agência Fides.

Formam reunidos 55 trabalhos de nove países. Nove autores foram premiados, sendo que os trabalhos vencedores serão transformados em curtas-metragens. as versões finais serão todas dobradas ou terão legendas em inglês, francês e português. a África austral e Oriental são as regiões do mundo mais afectadas pelo vírus do HIV/Sida. Em 2009, 34 por cento das pessoas infectadas viviam em dez países da África austral. a África Subsariana, que reúne as duas regiões do continente, verifica progressos: o número de novas infecções tem vindo a diminuir, assim como o número de mortes relacionadas com a Sida.