Proibir qualquer tipo de aborto no país é o objectivo da iniciativa. a Polónia tem uma das legislações mais restritivas de toda a Europa; desde 1989 o número de abortos diminuiu
Proibir qualquer tipo de aborto no país é o objectivo da iniciativa. a Polónia tem uma das legislações mais restritivas de toda a Europa; desde 1989 o número de abortos diminuiuOs activistas da Fundação Pró-vida da Polónia recolheram 600 mil assinaturas a favor de um projecto de lei que proíbe qualquer tipo de aborto no país. a iniciativa conta com o apoio da Igreja Católica e do novo Comité, Pró-Vida Parlamentar. Este projecto é definitivamente uma oportunidade para rejeitar o legado deixado pelo nazismo e pelo comunismo na Polónia, trazendo a prática do aborto, declarou Jacek Sapa, membro da Fundação, segundo a agência Fides.

Em 1993, a Polónia aprovou uma das leis de aborto mais restritivas de toda a Europa. a taxa de abortos diminuiu de forma considerável. Dados do Ministério da Saúde apontam para uma diminuição de 82 mil abortos, em 1989, para cerca de 500, em 2008. a legislação em vigor prevê o recurso ao aborto em três situações: quando é diagnosticada uma malformação grave no feto, quando há risco de vida para a mãe ou quando a gravidez é resultado de um acto criminoso. Contudo, segundo Jacek Sapa, os médicos abusam muitas vezes.