«O afeganistão é o país menos favorável à maternidade», indica um relatório da organização Save the Children. a esperança média de vida das afegãs situa-se nos 44 anos, sendo que uma em cada três é vítima de violência
«O afeganistão é o país menos favorável à maternidade», indica um relatório da organização Save the Children. a esperança média de vida das afegãs situa-se nos 44 anos, sendo que uma em cada três é vítima de violência a taxa de mortalidade materna e a esperança média de vida das mulheres afegãs estão entre as piores do mundo. Um relatório da organização não governamental, Save the Children, divulgado recentemente, apresenta dados sobre a difícil situação das mulheres desse país asiático. Todos os dias, morrem cerca de 50 mulheres durante o parto. Uma em cada três mulheres é vítima de violência física e sexual, sendo que a esperança média de vida das afegãs situa-se nos 44 anos. Mais de 85 por cento das mulheres são iletradas e 70 por cento das meninas em idade escolar não frequentam a escola, por motivos de segurança ou familiares.

O afeganistão é o país menos favorável à maternidade, conclui o estudo, citado pela agência Irin. apenas 14 por cento dos partos são assistidos por profissionais; a maioria das mulheres têm os filhos em casa. as crianças afegãs, tal como as da África Subsariana, são também as que correm maior risco de vida. Uma em cada cinco crianças morre antes de atingir os cinco anos de idade. a falta de acesso aos serviços de saúde é um dos principais motivos. Grande parte da população vive em zonas afastadas dos centros e necessitam de caminhar várias horas para aceder aos centros de saúde; 35 por cento vive demasiado longe e não consegue sequer aceder a esses serviços. as estradas e os meios de transporte estão muito degradados.