O rápido crescimento populacional do Togo, país do oeste de África, pode influenciar o desenvolvimento económico mas também aumentar o nível de pobreza, perante o «aumento das necessidades a serem cobertas»
O rápido crescimento populacional do Togo, país do oeste de África, pode influenciar o desenvolvimento económico mas também aumentar o nível de pobreza, perante o «aumento das necessidades a serem cobertas» a população do Togo, calculada nos 2. 719. 600 em 1981, aumentou para 5. 753. 324 pessoas, de acordo com os resultados preliminares do quarto censo da população e do habitat 2010. Nas três últimas décadas duplicou; 48 por cento são homens e 51 por cento são mulheres. Mais de metade dos cidadãos estão concentrados em zonas rurais (62,6 por cento), as cidades reúnem cerca de 37, 4 por cento, isto é, 2. 153. 121 pessoas, adianta a agência Panapress.

O rápido aumento da população gera benefícios mas também ameaças. Este aumento rápido da população togolesa, que está ligado ao nível elevado da natalidade e à baixa constante da taxa de mortalidade, terá um impacto sobre o desenvolvimento económico do país, afirmou a ministra para a Planificação, Desenvolvimento e Ordenamento Territorial, Dédé ahuefa Ekué. Porém, há também o risco de aumento da pobreza, pois o crescimento populacional leva a um aumento das necessidades a serem cobertas num contexto marcado por um crescimento económico modesto.