Em apenas uma semana, foram anunciadas duas medidas ambientais importantes para o país da África Ocidental: o financiamento de aldeias ecológicas e a estratégia nacional para as íreas Marinhas Protegidas
Em apenas uma semana, foram anunciadas duas medidas ambientais importantes para o país da África Ocidental: o financiamento de aldeias ecológicas e a estratégia nacional para as íreas Marinhas ProtegidasO Fundo Mundial para o ambiente (FEM) disponibilizou mais de 17 milhões de dólares americanos (cerca de 12 milhões de euros) para financiar a criação de aldeias ecológicas, no Senegal. O acordo foi assinado, a 6 de Julho, pela presidente do FEM, Monique Barbut, e pelo ministro senegalês, Babacar Ndao. O projecto abrange regiões do sul, oeste e litoral, segundo a agência Panapress.
O Senegal adoptou uma estratégia nacional para as suas Áreas Marinhas Protegidas (aMP), cujo custo pode ultrapassar os 12 milhões de dólares (mais de oito milhões de euros), em cinco anos. Desta forma, o governo senegalês mostra honrar compromissos internacionais: a Convenção sobre a Diversidade Biológica obriga os estados signatários a instituir pelo menos dez por cento do seu espaço marítimo em Áreas Protegidas, até 2020.
as 15 Áreas Marinhas Protegidas do país africano cobrem uma superfície de mais de 198 mil hectares. as aMP incentivam a reconstituição de reservas de peixe e a protecção de espécies marinhas ameaçadas, de acordo com a mesma fonte.