Nações Unidas querem acesso ao país para avaliarem a situação humanitária e de direitos humanos no terreno
Nações Unidas querem acesso ao país para avaliarem a situação humanitária e de direitos humanos no terrenoO secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu esta quinta-feira mais uma vez às autoridades sírias que acabem com a sangrenta repressão contra os manifestantes pró-democracia e permitam o acesso às Nações Unidas para avaliarem a situação humanitária no terreno e de direitos humanos no país.
O regime de Damasco tem sido amplamente criticado pela repressão, muitas vezes violenta, dos manifestantes que pedem reformas democráticas e mais liberdades civis. a agitação nos últimos meses já terá custado a vida a mais de 1. 200 pessoas e fez com que mais de 10 mil tenham fugido pela fronteira com a Turquia.
No mês passado, o presidente Bashar al-assad prometeu realizar reformas como resposta aos protestos, que são parte de um amplo levantamento este ano em todo o Norte de África e Médio Oriente. Ban Ki-moon instou o líder sírio a realizar essas reformas sem demora e de uma forma que seja verdadeira e credível.