Câmara cria Gabinete Técnico Local para recuperar aldeia onde nasceram os pastorinhos
Câmara cria Gabinete Técnico Local para recuperar aldeia onde nasceram os pastorinhos aljustrel, a aldeia onde nasceram os pastorinhos de Fátima, vai passar a ter um Gabinete Técnico Local (GTL) para intervir na zona urbana desta localidade.

a este gabinete caberá fazer a gestão urbanística daquela aldeia. Deverá também elaborar projectos de reabilitação do património habitacional, fiscalizar e acompanhar as obras nos espaços e edifícios e ainda prestar informação relativa a projectos de reabilitação dos edifícios.

a Câmara Municipal de Ourém deverá assinar brevemente o protocolo de constituição deste organismo com a Direcção Geral de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, tutelada pelo Ministério das Cidades.

O novo organismo será constituído por um grupo de 13 especialistas, incluindo três arquitectos, um engenheiro civil, um antropólogo, um historiador, um sociólogo, um biólogo, um jurista, um topógrafo, um assistente social, um desenhador e um administrador.

O novo gabinete será financiado pelo Governo, ao abrigo do Programa de Recuperação de íreas Urbanas Degradadas.

Também ao abrigo deste organismo, prevê-se a reabilitadação de outras aldeias históricas da freguesia, designadamente, a Ramila ou a Gaiola.