Formação ajuda refugiados das zonas urbanas do Uganda a serem auto-suficientes. a iniciativa veio responder a um desejo expresso pelos refugiados e engloba cursos diversos como o artesanato e serviço de cabeleireiro
Formação ajuda refugiados das zonas urbanas do Uganda a serem auto-suficientes. a iniciativa veio responder a um desejo expresso pelos refugiados e engloba cursos diversos como o artesanato e serviço de cabeleireiroO Serviço Jesuíta para os Refugiados desenvolve na capital do Uganda, Kampala, um curso sobre produção de artesanato, direccionado para as populações deslocadas. a primeira formação foi frequentada por um grupo piloto de cinco refugiados. Os formandos aprenderam a fazer brincos, colares, pulseiras, cintos, bolsas, e ainda técnicas de bordado, recorrendo a materiais locais como o papel, a madeira e as missangas.

Foi uma oportunidade valiosa para nós: ao invés de nos dar um peixe, ensinaram-nos a pescar, dando-nos simplesmente uma linha. agora estou pronto para a pesca, afirmou anastase, refugiado do Ruanda, citado pela agência Fides.como refugiados, precisamos de uma formação que podemos utilizar na situação actual. aprender a produzir artesanato é a melhor coisa para nós, explicou outro dos participantes. O curso de artesanato veio responder a um desejo expresso pelos refugiados. O programa também compreende cursos de restauração, cabeleireiro e costura.