a Comunidade dos países de língua Portuguesa prepara-se para receber a Guiné Equatorial como novo membro do grupo. Outros países como a Ucrânia e as Ilhas Maurício já demonstraram interesse em associar-se
a Comunidade dos países de língua Portuguesa prepara-se para receber a Guiné Equatorial como novo membro do grupo. Outros países como a Ucrânia e as Ilhas Maurício já demonstraram interesse em associar-se a Guiné Equatorial já adoptou o português como língua oficial. O idioma deverá ser ensinado nas escolas do país do centro-oeste de África a partir de agosto. Esta é uma das condições impostas para a sua entrada no grupo lusófono (CPLP). Temos os estatutos que a Guiné Equatorial já está cumprindo com a aprovação da língua portuguesa, como língua oficial. Mas também há princípios que tem a ver com o exercício democrático no país, com uma maior abertura, com os direitos humanos. Há todo um conjunto de princípios no país que nós achamos que têm que ser respeitados, explicou Domingos Pereira, secretário-executivo da CPLP, à Rádio das Nações Unidas.

O pedido de pertença foi aceite pelos países do grupo lusófono em Julho de 2010. angola, país africano que assegura actualmente a presidência, está a apoiar a Guiné na implementação do ensino da língua portuguesa. a Ucrânia e as Ilhas Maurício já demonstraram interesse em associar-se à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que conta actualmente com oito estados-membros, indica a mesma fonte. São eles angola, Cabo-Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste. Há mais de 24 milhões de falantes da língua portuguesa no mundo.