O professor da Universidade Católica estabeleceu a relação entre a graça e a liberdade defendendo que «só podemos falar da realidade de uma falando da outra»
O professor da Universidade Católica estabeleceu a relação entre a graça e a liberdade defendendo que «só podemos falar da realidade de uma falando da outra» a fé é um dom que interpela a liberdade humana. Na atitude crente, o cristão experimenta que a fé vem de Deus e transparece como iniciativa da graça, afirmou Eduardo Borges de Pinho, durante a conferência da manhã. a fé é fruto da liberdade, como resposta livre à adesão de Deus que interpela o crente. a fé sabe dos motivos que justificam essa opção, razoabilidade de assentimento, assinalou.

a dimensão da opcionalidade, a que se referiu Borges de Pinho, faz ressaltar que a fé é acontecimento de salvação. O crente entrega a sua salvação a Deus deixando de pretender libertar-se por si próprio. a fé é animada e vivida pela caridade, o que significa que não é um simples fazer o que nos apeteça ou parece desejável, mas pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros, mas antes ligado á liberdade para fazer o bem.

O orador assinalou quatro indicativos de ordem prático-pastoral ressaltando que a tarefa dos cristãos é ajudar a entender o verdadeiro sentido de liberdade, percebendo que estará sempre ferida pelo pecado. Borges de Pinho assinalou ainda a necessidade do crescimento da fé e desenvolvimento humano como essencial á própria atitude crente. Se não fizermos disso prioridade, haverá sempre imaturidade no crescimento e desenvolvimento da fé. a Igreja é o lugar onde se vive a autêntica liberdade. E os cristãos são desafiados a ser testemunho, colocando-se-lhes como tarefa o perdão na liberdade fracassada e da denúncia corajosa na negação da liberdade.

Fátima é local privilegiado de emoções
Fátima é a pedagogia das emoções e a chave do conhecimento está fora da racionalidade, defendeu o padre adelino Guarda. O sacerdote da diocese de Leiria-Fátima considerou que a pedagogia da fé é sempre um caminho.

Em Fátima, o desafio passa por ajudar as pessoas a ultrapassar este pórtico de entrada e chegar a Deus, ou seja, o crente deve ir para além de cumprir promessas e rezar a Nossa Senhora, mas através disso chegar a Deus. E Fátima abre a porta para conhecer Deus, através das emoções e da mensagem mariana.

adelino Guarda apontou Fátima como lugar de relação, como lugar do tu, onde se partilha a dor e o sofrimento, aos pés de Nossa Senhora. Mas Fátima é também lugar de silêncio, de encontro, de oração. E muitos para rezar não precisam de palavras: Há tantas pessoas para quem rezar são as lágrimas que caem.