Encerrados os trabalhos dos Capítulos gerais da Consolata, em Nepi e Roma, missionários e missionárias regressam às suas casas, depois de participarem, em Turim, norte de Itália, nas festividades em honra de Nossa Senhora Consolata
Encerrados os trabalhos dos Capítulos gerais da Consolata, em Nepi e Roma, missionários e missionárias regressam às suas casas, depois de participarem, em Turim, norte de Itália, nas festividades em honra de Nossa Senhora Consolata a festa da Consolata iniciou com a Eucaristia celebrada na capela do beato José allamano, na casa mãe dos Missionários. as duas novas direcções gerais, com os membros dos dois capítulos, deixaram uma mensagem de comunhão e fidelidade ao carisma dele recebido, junto ao túmulo do Fundador. Escutamos a Palavra de Deus que dizia: alegra-te! Devemos alegrar-nos e ser felizes, não por causa de alguma coisa em nós mesmos, mas por alguém que encontramos, explicou Simona Brambilla, superiora geral das Missionárias da Consolata. Deus é a razão de ser da nossa missão, a esperança e a alegria do serviço missionário. Missionários e missionárias da Consolata tinham aprovado, antes da Missa, um documento sobre a comunhão entre os dois Institutos.
Da parte da tarde de domingo, 19 de Junho, no Santuário lotado de fiéis, onde allamano foi reitor 46 anos e recebeu a inspiração de fundar as duas congregações para evangelização dos povos, os capitulares apresentaram à Mãe Consolata as conclusões dos dois capítulos gerais”. Stefano Camerlengo, superior geral dos missionários da Consolata, apelando aos peregrinos a celebrarem com entusiasmo e gratidão, explicou: Viemos aqui em peregrinação para colocar diante da nossa Mãe os nossos sonhos e esperanças. E acrescentou: Vir aqui não é apenas rezar num santuário mariano, mas aprender de Maria um modo de ser, uma vida e estilo de evangelização. Trazemos aqui os nossos irmãos e irmãs espalhados pelo mundo, as comunidades e pessoas que estão ligadas à Consolata”.

Uma visita a Castelnuovo Don Bosco, terra natal de José allamano, São José Cafasso, São João Bosco, entre outros santos, juntou os capitulares para o último acto, antes de regressarem aos seus países. O roteiro incluiu uma visita na casa onde nasceu allamano, imóvel preservado com parte da mobília e pertences da família. Seguiu-se a visita à casa de São José Cafasso, tio de allamano, transformada em centro de espiritualidade. Presentes em 26 países os missionários e missionárias da Consolata contam com um bom número de padres, irmãos e irmãs idosos, doentes ou com dificuldades de permanecer no campo de missão. Demonstrando gratidão e espírito de comunhão, os capitulares almoçaram e passaram parte da tarde nas duas casas de repouso, que acolhem vários idosos e doentes, em Grugliasco e alpignano, nos arredores de Turim.