Encerrados os trabalhos dos Capítulos gerais da Consolata, em Nepi e Roma, missionários e missionárias regressam às suas casas, depois de participarem, em Turim, norte de Itália, nas festividades em honra de Nossa Senhora ConsolataEncerrados os trabalhos dos Capítulos gerais da Consolata, em Nepi e Roma, missionários e missionárias regressam às suas casas, depois de participarem, em Turim, norte de Itália, nas festividades em honra de Nossa Senhora Consolata a festa da Consolata iniciou com a Eucaristia celebrada na capela do beato José allamano, na casa mãe dos Missionários. as duas novas direcções gerais, com os membros dos dois capítulos, deixaram uma mensagem de comunhão e fidelidade ao carisma dele recebido, junto ao túmulo do Fundador. Escutamos a Palavra de Deus que dizia: alegra-te! Devemos alegrar-nos e ser felizes, não por causa de alguma coisa em nós mesmos, mas por alguém que encontramos, explicou Simona Brambilla, superiora geral das Missionárias da Consolata. Deus é a razão de ser da nossa missão, a esperança e a alegria do serviço missionário. Missionários e missionárias da Consolata tinham aprovado, antes da Missa, um documento sobre a comunhão entre os dois Institutos.
Da parte da tarde de domingo, 19 de Junho, no Santuário lotado de fiéis, onde allamano foi reitor 46 anos e recebeu a inspiração de fundar as duas congregações para evangelização dos povos, os capitulares apresentaram à Mãe Consolata as conclusões dos dois capítulos gerais”. Stefano Camerlengo, superior geral dos missionários da Consolata, apelando aos peregrinos a celebrarem com entusiasmo e gratidão, explicou: Viemos aqui em peregrinação para colocar diante da nossa Mãe os nossos sonhos e esperanças. E acrescentou: Vir aqui não é apenas rezar num santuário mariano, mas aprender de Maria um modo de ser, uma vida e estilo de evangelização. Trazemos aqui os nossos irmãos e irmãs espalhados pelo mundo, as comunidades e pessoas que estão ligadas à Consolata”.
Uma visita a Castelnuovo Don Bosco, terra natal de José allamano, São José Cafasso, São João Bosco, entre outros santos, juntou os capitulares para o último acto, antes de regressarem aos seus países. O roteiro incluiu uma visita na casa onde nasceu allamano, imóvel preservado com parte da mobília e pertences da família. Seguiu-se a visita à casa de São José Cafasso, tio de allamano, transformada em centro de espiritualidade. Presentes em 26 países os missionários e missionárias da Consolata contam com um bom número de padres, irmãos e irmãs idosos, doentes ou com dificuldades de permanecer no campo de missão. Demonstrando gratidão e espírito de comunhão, os capitulares almoçaram e passaram parte da tarde nas duas casas de repouso, que acolhem vários idosos e doentes, em Grugliasco e alpignano, nos arredores de Turim.