Na américa Latina e Caraí­bas existem cerca de 150 milhões de afrodescendentes.comunidades que sofrem vários tipos de discriminação e vivem na extrema pobreza
Na américa Latina e Caraí­bas existem cerca de 150 milhões de afrodescendentes.comunidades que sofrem vários tipos de discriminação e vivem na extrema pobreza Realiza-se em Manágua, na Nicarágua, de 22 a 24 de Junho, a primeira reunião das igrejas e organizações das minorias afro, da américa Latina. Segundo o Conselho Mundial das Igrejas, na região latino-americana e nas Caraíbas existem inúmeras pequenas comunidades de origem africana, com pouca visibilidade e poder político. Na região da américa Latina e Caraíbas existem cerca de 150 milhões de afrodescendentes.

a discriminação a que estão sujeitas é ignorada; enfrentam problemas como a pobreza extrema, desemprego, falta de educação e de habitações adequadas e desnutrição, revela a agência Fides. Políticas governamentais que privam estas minorias dos meios de subsistência e do acesso a oportunidades iguais traduzem o racismo institucionalizado, indica a mesma fonte.

O encontro de Manágua terá participantes de vários países latino-americanos: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico e Venezuela. Visa fomentar a troca de experiências, estabelecer relações de solidariedade e programas de interesse comum.