Dia é assinalado com iniciativas em oito países europeus, chamando a atenção para a «dramática» situação em que vivem 44 milhões de refugiados, deslocados e pessoas que solicitaram asilo
Dia é assinalado com iniciativas em oito países europeus, chamando a atenção para a «dramática» situação em que vivem 44 milhões de refugiados, deslocados e pessoas que solicitaram asilo80 por cento dos refugiados, deslocados e pessoas que solicitaram asilo em 2010 encontra-se em países em desenvolvimento. 43. 7 milhões de pessoas encontram-se longe das suas raízes, ou seja, mais ou menos a população da Colômbia ou da República da Coreia. Os dados são do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, num estudo que será apresentado neste dia 20 de Junho. Os números não param de aumentar no mundo. Em 2009 registavam-se 43. 3 milhões de refugiados, o que torna o número actual, o maior dos últimos 15 anos.

Destes 43. 7 milhões de pessoas, 15. 6 milhões correspondem a refugiados, 27. 5 milhões a pessoas deslocadas em seus próprios países – um recorde em 10 anos – e cerca 850 mil solicitantes de asilo, adianta o relatório citado pela aFP. Há três milhões de afegãos nesta situação. Seguem-se os iraquianos (1. 6 milhão), os somalis (770. 200), os cidadãos da República Democrática do Congo (476. 700) e de Mianmar (415. 700). Paquistão, Irão e Síria contam com as maiores populações de refugiados, com 1. 9 milhão, 1. 07 milhão e 1. 005 milhão, respectivamente.

Os países em vias de desenvolvimento representam o primeiro destino destes refugiados, acolhendo quatro quintos do número total de refugiados, isto num período em que a hostilidade com relação a eles cresce em muitos países industrializados. O alto Comissariado para os Refugiados aponta para a existência de muitas ideias falsas sobre os movimentos de refugiados. antónio Guterres lamentou que os receios dos países industrializados muito exagerados aparecem associados erradamente a problemas relativos à migração.

a iniciativa que vai marcar este dia decorre em oito países europeus: Áustria, Bélgica, França, Holanda, Portugal, Reino Unido, República Checa e Turquia. Visa chamar a atenção para a problemática dos refugiados. O Dia mundial do refugiado foi instituído em 2000 pela assembleia Geral das Nações Unidas em solidariedade à África, e que, tradicionalmente, já celebrava o Dia africano do refugiado nesta data.