Brasil assinala o dia mundial do refugiado, a 20 de Junho, através da realização de diversas actividades. Campanha «Calce os sapatos dos refugiados» marca presença em várias cidades
Brasil assinala o dia mundial do refugiado, a 20 de Junho, através da realização de diversas actividades. Campanha «Calce os sapatos dos refugiados» marca presença em várias cidadesCalce os sapatos dos refugiados é o nome da campanha que promove a tolerância e a integração dos refugiados e de outras populações sob a orientação do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR). O objectivo é levar a população a ficar na pele de um refugiado tomando consciência dos seus problemas. Em várias cidades brasileiras, alguns refugiados vão confeccionar pratos típicos, outros farão apresentações artísticas; uma oportunidade para interagir com o público.

Em 2009, no Brasil, existiam 4. 239 refugiados provenientes de 75 países diferentes. O Brasil é internacionalmente reconhecido como acolhedor. Em Novembro de 2005, antónio Guterres, alto Comissário do aCNUR, realçou essa faceta, considerando-o um país de asilo e exemplo de comportamento generoso e solidário. O Brasil tem desenvolvido inúmeras iniciativas com o objectivo de integrar os refugiados, na sociedade a nível geral. ajudá-los a arranjarem emprego e tornarem-se autosustentáveis é uma das grandes preocupações.