às 16,30 de 17 de Junho, o superior geral, Stefano Camarlengo, encerrou o 12º Capítulo geral.com “palavras inflamadas”, exortou os capitulares a serem promotores do “Espírito novo” nascido do trabalho capitular
às 16,30 de 17 de Junho, o superior geral, Stefano Camarlengo, encerrou o 12º Capítulo geral.com “palavras inflamadas”, exortou os capitulares a serem promotores do “Espírito novo” nascido do trabalho capitularPodem facilmente adivinhar o que sentiram os capitulares quando, às 16,30 horas, o superior geral declarou oficialmente encerrado o 12º capítulo geral, escreve o representante dos missionários da Consolata dos Estados Unidos da américa. O capítulo encerrava os seus longos trabalhos, que tinham iniciado a 8 de Maio. O último dia foi uma jornada intensa de trabalho, cuja acção principal foi a aprovação, por votação secreta, do documento final do capítulo.

Na parte da manhã, a Irmã Cristina, facilitadora dos trabalhos, apresentou um exercício em vista de preparar um plano para difundir as decisões capitulares entre todos os missionários. O trabalho conduziu à proposta de preparar um pequeno manual para ser utilizado pelos animadores das comunidades na sua tarefa de promover a aplicação do espírito do capítulo. Foi ainda sugerido que fosse elaborado um glossário para explicar certos termos muito usados durante as sessões capitulares.

Da parte da tarde ainda se discutiu, mais uma vez, o calendário para a renovação das direcções locais, de modo a não coincidirem com a celebração do capítulo. a nova direcção geral expressou o desejo que as eleições fossem feitas em Setembro de 2011. a assembleia aceitou a proposta, embora 99 cento desejasse que fossem antecipadas e não adiadas. O capítulo encerrou com o hino de acção de graças.

Os capitulares estão agora a caminho de Turim. a 19 de Junho, visitarão a terra natal do beato José allamano, fundador da família da Consolata, e de São João Bosco. Visitarão ainda a casa de repouso dos missionários idosos e doentes, nos arredores de Turim, alpignano. Segunda-feira, 20 de Junho, festa de Nossa Senhora da Consolata, depois de celebrar a Eucaristia no santuário do beato José allamano, participarão, ao fim do dia, nas celebrações no santuário de Nossa Senhora da Consolata, que terminarão com a longa procissão nocturna, presidida pelo arcebispo de Turim.