Pesquisa revela que jovens estão a afastar-se da Política partidária, porém 71 por cento usam a internet para fazer Política. «O jovem pensa noutro tipo de transformação social», constata um especialista
Pesquisa revela que jovens estão a afastar-se da Política partidária, porém 71 por cento usam a internet para fazer Política. «O jovem pensa noutro tipo de transformação social», constata um especialistaOs jovens brasileiros olham cada vez menos para os partidos políticos como uma opção para fazer carreira política. Vêem a internet como uma ferramenta importante para todo o tipo de mobilização. Uma pesquisa realizada junto de jovens brasileiros, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, revela que 59 por cento não têm nenhuma preferência partidária, indica o site do deputado federal, Luiz Couto.
Os resultados serão divulgados na próxima semana, mas os primeiros dados, revelados pelo jornalFolha de S. Paulo, apontam que 71 por cento dos entrevistados consideram a internet um meio para fazer política. O estudo resulta de uma parceria entre a agência Box1824 e o instituto Data folha.

Gabriel Milanez, sociólogo e investigador explica: Os jovens estão a trocar partidos políticos por outras formas de actuação política. Não apenas uma, mas várias formas ao mesmo tempo. E a internet aparece como a principal. O desinteresse dos jovens pelos partidos políticos é mais elevado entre os mais ricos; 57% dos entrevistados afirmam não ter nenhum partido político. Já, entre os mais pobres, os desinteressados representam 66 por cento. Em média, 59 por cento não têm interesse.
Para o especialista, este comportamento é uma tendência. O jovem pensa noutro tipo de transformação social. a política institucional, de Brasília, partidária, não é como o jovem pensa, constata.