Quercus defende que Estado português deve tomar medidas «concretas» e «bastante firmes» para com os proprietários de terrenos agrícolas, para combater a desertificação e as secas
Quercus defende que Estado português deve tomar medidas «concretas» e «bastante firmes» para com os proprietários de terrenos agrícolas, para combater a desertificação e as secasO presidente da associação ambientalista Quercus, Nuno Sequeira, defendeu hoje que o Estado deve agir para combater a desertificação e as secas. O Estado deve tomar medidas concretas e bastante firmes quanto a medidas a impor aos proprietários de terrenos agrícolas, à instalação de novas monoculturas, à instalação de culturas que sejam adaptadas a esse meio, afirmou o presidente da associação ambientalista. Nuno Sequeira considera que não basta apenas sensibilizar e não basta apenas dar um conjunto de directrizes, adianta a Lusa.

No ano internacional das florestas, a data é assinalada sob o lema Florestas mantêm as zonas áridas em actividade, para sublinhar a importância das florestas das regiões para as comunidades locais e globais. as zonas áridas constituem 40 por cento do planeta, em mais de 100 países, onde vivem mais de dois mil milhões de pessoas. acolhem mais de 50 mil plantas conhecidas, 1. 500 espécies de pássaros e são habitat natural de espécies das sementes mais consumidas do mundo.

O professor de Física e alterações Climáticas da Universidade de Lisboa defende que há medidas que podem ser tomadas para minimizar a situação, tais como construir barreiras de vegetação que evitem o avanço das areias. Filipe Duarte Santos diz ser necessário ter muita atenção aos processos de irrigação na agricultura para que seja sustentável, não provoque à salinização, portanto, a degradação dos solos e ter espécies adaptadas ao clima, explicou.

O Dia mundial de luta contra a desertificação e a seca é celebrado anualmente no dia 17 de Junho, desde 1995, ano em que foi instituído pelas Nações Unidas. Pretende-se promover a sensibilização pública para a cooperação internacional no combate à desertificação e combate aos efeitos da seca. Em Dakar, Senegal, responsáveis de 37 instituições internacionais, regionais e sub-regionais juntam-se a 100 especialistas para assinalar a data e procurar soluções para o futuro.