Dentro de 30 anos, a alimentação dos mexicanos irá depender das importações. Especialistas consideram tratar-se de uma emergência na produção de alimentos
Dentro de 30 anos, a alimentação dos mexicanos irá depender das importações. Especialistas consideram tratar-se de uma emergência na produção de alimentosOlivier de Schutter, relator especial das Nações Unidas para o Direito à alimentação, advertiu, ontem, que daqui a 30 anos o abastecimento de alimentos, necessário para a subsistência da população mexicana, irá depender em 80 por cento das importações. O responsável manifestou a sua preocupação, depois de se ter reunido com 11 grupos de agricultores e integrantes do movimento Sem milho não há país.

O aumento das importações no campo alimentar pode traduzir-se num aumento dos preços e, consequentemente, aumentar o número de pessoas que passam fome no país, advertiu ainda Olivier de Schutter, segundo a agência ansa. Os agricultores locais apontam para as políticas públicas mexicanas. Os pequenos produtores foram os mais prejudicados pelo acordo de Livre Comércio da américa do Norte. Perto de sete milhões de pessoas deixaram de trabalhar no campo entre 1997 e 2005.

Trabalhadores rurais garantiram em abril que, em menos de uma década, as importações de grãos e produtos oleaginosos aumentaram mais de 50 por cento. Segundo Rafael Galindo, dirigente da Central Campesina Independente, o preço das sementes subiu 30 por cento em apenas dois meses. Estamos diante de uma emergência na produção de alimentos que o governo nega, considera.