Músicos de Buenaventura revelam nas suas músicas as dificuldades que atravessam diariamente na condição de refugiados internos. a localidade colombiana conta com mais de 75 mil deslocados
Músicos de Buenaventura revelam nas suas músicas as dificuldades que atravessam diariamente na condição de refugiados internos. a localidade colombiana conta com mais de 75 mil deslocadosMarcando Território é o nome do grupo de músicos, formado por 27 jovens afro-colombianos, que recorrem à música para exprimir as dificuldades que atravessam enquanto deslocados. Ubaldino, de 28 anos de idade, conta: as pessoas eram ameaçadas. Quem não se submetia à vontade das forças armadas ilegais tinha um fim previsível. Era mais fácil fugir, perder a colheita e começar tudo de novo noutro lugar.
Território é vida e a vida não é possível sem território, ouve-se numa das músicas. Muitos dos jovens perderam os seus pais e lutam para sobreviver. Nem todos conseguiram acabar os estudos; apenas conseguem trabalhos temporários não qualificados. Eu toco desde que tenho oito anos. a primeira vez que me desloquei, tive que dormir debaixo de uma árvore e ter uma dieta à base de pão e água, explica angel, líder da banda, segundo o site do aCNUR, agência das Nações Unidas para os refugiados.
Buenaventura, região do centro oeste, conta com mais de 75 mil colombianos deslocados. Recorda-se que a Colômbia é um dos países com mais refugiados internos, devido ao conflito interno que dura há décadas.