a bordo de três embarcações vindas da Líbia, aportaram a Lampedusa, no sul de Itália, mais 667 africanos, entre eles mulheres e crianças, juntando-se aos vários milhares que, nos últimos tempos, chegaram à ilha. Mais embarcações estão a caminho
a bordo de três embarcações vindas da Líbia, aportaram a Lampedusa, no sul de Itália, mais 667 africanos, entre eles mulheres e crianças, juntando-se aos vários milhares que, nos últimos tempos, chegaram à ilha. Mais embarcações estão a caminhoO porta-voz dos guardas costeiros italianos informou que as três embarcações transportavam 667 migrantes. Vão chegar quatro outras embarcações, duas das quais em dificuldades. Estamos a preparar uma operação para as socorrer, declarou Davide Miserendino. São todos africanos subsaarianos que chegam da Líbia. a partida de embarcações, onde se encontrarão milhares de refugiados prontos a embarcar para atravessar o canal da Sicília, é favorecida pelas condições de meteorologia propícias à navegação. Desde o início de 2011, já desembarcaram na ilha de Lampedusa vários milhares de refugiados em fuga da guerra.

Face ao afluxo que se seguiu aos dos imigrantes vindos da Tunísia, as autoridades italianas estabeleceram um sistema de rotação de ferries, para transportarem os estrangeiros de Lampedusa para outros centros de acolhimento no resto do país. Entretanto com o decréscimo do turismo e o aumento do número de refugiados, a ilha debate-se com consequências que se fazem sentir, sobretudo no campo da economia, à espera da ajuda prometida pelo Estado italiano.