Nova direcção geral dos Missionários da Consolata, eleita no 12º Capítulo geral a decorrer em Roma até 20 de Junho, tomou posse na basílica de São Paulo fora dos Muros na Vigília da festa de Pentecostes, 11 de Junho
Nova direcção geral dos Missionários da Consolata, eleita no 12º Capítulo geral a decorrer em Roma até 20 de Junho, tomou posse na basílica de São Paulo fora dos Muros na Vigília da festa de Pentecostes, 11 de Junho a nova seiva que exprime um projecto forte é ser sempre missionários da Consolata, ter a missão na cabeça, nos lábios, e no coração, expressão tão querida do nosso Fundador, disse o novo superior geral na homília da missa de tomada de posse da nova direcção geral. a cerimónia realizou-se num lugar simbólico, a basílica de São Paulo fora dos Muros, em Roma: Vimos à escola de um grande missionário, São Paulo, que fez do anúncio do Evangelho aos povos o fim da sua vida.

Na presença dos participantes no capítulo geral, Setfano Camarlengo enunciou as linhas do seu programa: a prioridade de fundo é dar ao nosso Instituto um rosto humano e acolhedor. É uma tarefa de todos, em todos os âmbitos e segundo as competências de cada um, que não pode não enriquecer todo o tecido da nossa família missionária e da nossa gente com quem partilhamos o caminho. Tal prioridade exige dos missionários, sobretudo de quem carrega a responsabilidade, que reencontre com coragem a capacidade de projectar, de acarinhar o futuro da inteira comunidade e de procurar o bem de todos e de cada um, no compromisso pela construção de uma boa comunidade e de um verdadeiro desenvolvimento humano integral a favor da nossa gente e dos nosso povos. Caminhar para o futuro exige uma reflexão profunda, uma visão de conjunto responsável e de largo respiro, de modo menos aventureiro, mais ponderado e partilhado.

Citando a frase evangélica: Jesus sentou-se entre os doutores, Stefano Camarlengo disse aos missionários da Consolata: Não queremos ficar nunca à frente, nem sequer na cauda, mas podemos estar sempre no meio do povo, como Jesus. E explicou: Queremos sentar-nos no meio da gente, sentir o odor do povo, a convivialidade das diferenças, inebriar-nos do grande ideal de anunciar Jesus Cristo. O superior geral invocou a intercessão do beato allamano, o fundador dos Missionários da Consolata: Que ele nos obtenha o dom de sermos missionários com as mãos levantadas para Deus, mas prontas a estender-se para quem estiver em dificuldade.

Na Eucaristia, Stefano Camarlengo quis recordar os missionários da Consolata empenhados nas suas tarefas pelo mundo, todas as nossas comunidades e os povos com os quais trabalhamos, todos os benfeitores, amigos, leigos e colaboradores que se empenham com a nossa mesma missão, os nossos familiares que nos ofereceram ao Senhor e nos acompanham com o seu afecto, e todas as pessoas de boa vontade que acreditam na missão, todos os pobres, doentes e excluídos que continuamente nos recordam onde e com quem está Deus. a todos, o nosso agradecimento e a nossa oração.