Comunidades indígenas da amazónia brasileira protestam, indignadas, contra a nomeação do novo coordenador para o sector da saúde indígena. ambas as comunidades estão ameaçadas pela exploração ilegal de ouro
Comunidades indígenas da amazónia brasileira protestam, indignadas, contra a nomeação do novo coordenador para o sector da saúde indígena. ambas as comunidades estão ameaçadas pela exploração ilegal de ouroEstamos indignados. Os responsáveis políticos não consultaram os chefes das comunidades do território Yanomami. Não sabíamos nada do que eles estavam a planear para o sector da saúde, lê-se numa carta da organização Hutukara, dirigida ao ministro da saúde. Segundo a agência Survival, os índios ficaram escandalizados com a nomeação do novo coordenador para a área da saúde indígena, que mantém estreitas relações com as comunidades indígenas. aos protestos juntaram-se os índios Yekuana.

a saúde dos índios é um problema sério que não deveria estar entre as mãos de políticos, afirma o director da Survival, considerando desastrosa a substituição do coordenador de saúde contra a vontade dos índios. Segundo a organização, a saúde de ambas as comunidades é ameaçada pela exploração ilegal de ouro. além de poluir os rios de que os indígenas necessitam para viver, favorece a propagação de doenças às quais as comunidades são muito vulneráveis. Cerca de 32 mil índios Yanomami vivem no Brasil e na Venezuela.