«Com profunda alegria venho até ao meio de vós como peregrino, em nome de Jesus Cristo», foram as primeiras palavras do Papa, em Zagreb, pronunciadas em língua croata, no início da visita de dois dias
«Com profunda alegria venho até ao meio de vós como peregrino, em nome de Jesus Cristo», foram as primeiras palavras do Papa, em Zagreb, pronunciadas em língua croata, no início da visita de dois diasO Pontífice defendeu que a entrada da Croácia para a União Europeia é lógica, justa e necessária. À chegada, na visita que faz ao país, a primeira enquanto vigário de Cristo, o Santo Padre lembrou os 20 anos de independência do país e expressou o desejo que forte assim da sua rica tradição, possa esta querida Nação contribuir para fazer com que a União Europeia valorize plenamente tal riqueza espiritual e cultural.

Sob o lema Juntos em Cristo, Bento XVI participa na I Jornada Nacional das Famílias Católicas Croatas. Que esta ocasião se revele um momento importante para repropor os valores da vida familiar e do bem comum, para reforçar a unidade, reanimar a esperança e conduzir à comunhão com Deus, fundamento de partilha fraterna e solidariedade social, afirmou.

O Papa lembrou ainda as três visitas pastorais à Croácia feitas pelo seu predecessor, o beato Papa João Paulo II, e agradeceu a longa história de fidelidade que une o vosso país à Santa Sé. É possível contar mais de treze séculos de laços fortes e especiais, experimentados e consolidados em situações por vezes difíceis e dolorosas.

Os desafios actuais e que derivam da cultura contemporânea caracterizada pelo desnivelamento social e reduzida estabilidade e marcada pelo individualismo que favorece uma visão da vida sem obrigações na busca contínua de ‘espaço privado’ exigem convicto testemunho e arrojado dinamismo na promoção dos valores morais fundamentais que estão na raiz da vida social e da identidade do velho continente, disse.