O Dia Nacional do Cigano foi uma das poucas iniciativas desenvolvidas pelo governo recentemente. Existem acampamentos ciganos em 291 dos 5. 565 Municípios brasileiros
O Dia Nacional do Cigano foi uma das poucas iniciativas desenvolvidas pelo governo recentemente. Existem acampamentos ciganos em 291 dos 5. 565 Municípios brasileiros a falta de políticas públicas é hoje o maior desafio do governo para conseguir melhorar as condições desses povos. a instituição do Dia Nacional do Cigano, a 24 de Maio, no ano de 2006, é uma das poucas medidas que o governo adoptou recentemente. Não houve nenhuma iniciativa na área da saúde, educação e assistência social, de acordo com a agência adital. a população cigana a viver no Brasil está calculada em 800 mil pessoas.

Não temos uma política para as comunidades ciganas, mas estamos a trabalhar para ter, confirmou Ivonete Carvalho, secretária de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial. O objectivo é cada ministério destinar recursos e definir acções para os ciganos. Estima-se que 90 por cento sejam analfabetos. O Censo 2010 identificou a existência de acampamentos em 291 dos 5. 565 municípios brasileiros.
Ver dossier sobre os ciganos na revista impressa de Outubro 2011